6 Comentários
Avatar de User
Avatar de Mulheres Do Business

Ivy, essa edicao da newsletter esta primorosa. <3

Expand full comment
Avatar de Ivy Voloski

Obrigadíssimo! Começo o final de semana com um calorzinho no coração depois desse comentário 💛

Expand full comment
Avatar de Lidyanne

Concordo e reforço que o sentimento de pertencimento é mais complexo do que a gente imagina. Vai muito da nossa percepção. Tendo o mesmo CEP durante uma vida inteira, como a personagem do livro, ou já acumulando mais de 15 CEPs diferentes do histórico, tudo varia de acordo como o coração se aninha diante das mudanças da vida. Pra quem tá sempre em movimento e já se mudou de Estado ou de país, é questão de tempo até se sentir meio parte de tudo e de nada. Adorei sua reflexão e fiquei curiosa pra ler Exit West!

Expand full comment
Avatar de Ivy Voloski

Obrigada Lidy! Se ler, me conta depois. Vamos marcar outra vídeo depois dos nossos eventos

Expand full comment
Avatar de Susanna Florissi

E lá vamos nós... Andei pensando - por tudo que está acontecendo com os migrantes no mundo e ontem, em especial, pela violência que anda reverberando contra alguns brasileiros que se mudaram para Portugal, sobre como as fronteiras estão liquefeitas, as físicas e as nossas internas.

Postei isto no Face de um amigo ontem: 'Há anos que penso nessa situação liquefeita das fronteiras que, em sua grande maioria, não existem mais no que diz respeito à informação, ao conhecimento, à tecnologia, às guerras digitais... Vejo o documento 'passaporte' como algo tão absolutamente inútil nesse sentido! Mas o ser humano... ah, o ser humano... cada dia mais 'fronteiriço', cada dia mais fechado nas limitações da fronteira do seu próprio interesse!'

Ah, sim... a Bienal de Veneza: inquietante!

Expand full comment
Avatar de Ivy Voloski

Pois é… ao mesmo tempo que queremos pertencer, também acredito que todos somos um pouco bairristas.

Acho que falta um pouco de empatia. Com os outros e com nós mesmos

Expand full comment